domingo, 13 de maio de 2007

Certa noite, num tempo nao muito tempo distante de nossa era (uahaahah, essa foi boa!) escutando o rádio enquanto dirigia à noite escutei a cançao Palavras Repetidas do Gabriel, o Pensador.

"Nem sempre se pode ter fé.
Mas nem sempre a fraqueza que se sente
Quer dizer que a gente não é forte."

A música me fez pensar sobre a Fé, especialmente a minha.
Seguem algumas conclusoes a que cheguei. Elas nao refletem nada mais que a minha experiência pessoal com Deus, respeitando SEMPRE a experiência e o caminho de cada um.

Para mim:

Ter fé nao é colar um adesivo no carro com os dizeres "Tudo posso naquele que me fortalece" e sair furando sinal vermelho, como se houvesse um halo protetor no carro e que independente do que vc faça nada de ruim pode te acontecer, pois "Deus é fiel".
Ter fé nao é "chamar" Deus o dia todo da boca pra fora, pois "não basta que dos lábios manem leite e mel". Ter fé nao significa q Deus fique o dia todo tomando de seus bens materiais, da sua carreira e tantas coisas que nao importam quando olhamos com os olhos da eternidade.
Ter fé nao é fazer uma oracao pedindo e pedindo e nao aceitando "um nao como resposta". Ter fé nao é fazer escambo com Deus.

Para mim ter Fé é antes de mais nada crer na eternidade. Ter fé é saber que o que hoje parece um problema ou uma dificuldade é apenas uma oportunidade de crescimento. Um teste no qual vc pode ser aprovado ou nao, vai depender da sua dedicacao (assim como acontece nos estudos).
Ter fé é (para mim) lembrar que antes de nascer um grande planejamento foi feito e que eu aceitei e pedi todas as provaçoes por que hoje passo. Certamente os meus compromissos na erraticidade foram muito maiores do que estou cumprindo aqui, o que nos tira da posicao de vítima e nos coloca como sujeitos ativos do nosso destino.
Ter fé é saber que nao somos perfeitos e que a "felicidade nao é desse mundo", mas que somos sim perfectíveis e que buscando a perfeicao nos aproximamos da felicidade completa, tendo cada vez mais momentos de felicidade.

Em alguns momentos podemos nos sentir fracos e sozinhos, mas nao podemos nunca vacilar, duvidar do poder e dos desígnos de Deus. Como a música do Gabriel diz: "Mas nem sempre a fraqueza que se sente quer dizer que a gente não é forte."

Somos ainda pequeninos e precisamos nos fortalecer dia a dia. Assim como uma planta que carece de água e luz nós também precisamos da água viva e da luz celestial. Onde encontrá-las? Isso eh muito pessoal, mas posso dizer que aprofundar os estudos dos ensinamentos de Jesus é remédio infalível para nossas dores e que congregar/partilhar esses ensinamentos é tao essencial como praticá-los.

Nao há melhor momento que esse para agradecer aos meus amigos que me ajudam nessa caminhada. Amigos de perto, amigos de longe, de trabalho, de estudo, do centro, da internet. Vcs também fortalecem a minha fé com suas palavras e seus exemplos.

A esse respeito, uma passagem bíblica que adoro e me consola muito o coraçao em todos os momentos da minha vida Eclesiastes, Capítulo 3

Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;
tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;
tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
(...)
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim.
Sei que não há coisa melhor para eles do que se regozijarem e fazerem o bem enquanto viverem;

Mais um pouco sobre o tema:
A fé sincera e verdadeira é sempre calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado. A fé vacilante sente a sua própria fraqueza; quando a estimula o interesse, toma-se furibunda e julga suprir, com a violência, a força que lhe falece. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança; a violência, ao contrário, denota fraqueza e dúvida de si mesmo.
(O Evangelho segundo o Espiritismo)

2 comentários:

Issana disse...

Me identifiquei muito com este texto. É EXATAMENTE o que penso também...

Beijos.

Zeka Chaves disse...


ah como costumo conversar sobre isso com as pessoas. Pq Fé pra mim naum é certeza, é Fé. Pq se tenho certeza, pra q necessito da Fé. O contrario da fé é o medo. O contrario da certeza é a dúvida.

Fiquemos na fé, sempre...