sábado, 31 de maio de 2008

Sabedoria

"Quer saber o tamanho da sua riqueza? Faça uma lista das coisas que você tem e que o dinheiro não pode comprar."
Plínio Oliveira (link ao lado)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

No Coração de Deus

No Coração de Deus - Plínio Oliveira

E tudo é tão maior
E o universo é só
Uma visão que se tem
O verso de uma canção de alguém

Tem gente ao redor
Mas eu me sinto só
Me dá tua mão, vem pra mim
Você me chamou, eu vim

Percorro espaços
De olhos fechados
De estrelas a estrela do mar
Mas você não vem
Onde você está?

Tempo calado
Desertos de aço
E gente que não quer parar (pra pensar)
Mas vai ficar tudo bem
Quando você chegar

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Tempo...

Eclesiastes 3

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Amém

Que a estrada se erga ao encontro de seu caminho. Que o vento esteja sempre às suas costas. Que o sol brilhe quente sobre sua face. Que a chuva caia suave sobre seus campos. E até que nos encontremos de novo, que Deus te guarde na palma da sua mão.


Origem Desconhecida
Fonte: Minuto de Sabedoria

Pq?


Pq qdo tá td bem eu tenho q arranjar algo pra fazer manha?

Tô tao feliz c td q tá acontecendo, pelo jeito q as coisas estao fluindo naturalmente, mas mesmo assim encontro algo pra fazer birra.

Quem me acha adulta simplesmente nao me conhece!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pilha de Abril




Em breve a pilha de Maio...

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Participação Internacional: Aldovisk!

Oi Paty,

gostei muito do q vc escreveu! Com certeza é um dos textos mais lúcidos q já tive a oportunidade de ler.
Sei q a última coisa q vc faria seria apoiar alguém na decisão de fazer um aborto, e por isso admiro ainda mais a sua coragem pra tomar essa posição.
Aqui na Itália, q é provavelmente o país mais fervorosamente católico do mundo, o aborto é legalizado, mas o processo não é muito simples, pois antes a pessoa precisa passar por psicólogos e tal.
Acho q mais ou menos era isso q a "Clínica de planejamento familiar" q foi interditada em Campo Grande no ano passada queria fazer. Infelizmente uma coisa q deveria ser estudada e refletida de maneira saudável, como vc disse, acaba sendo varrida pra baixo do tapete pela convicção religiosa ou política da maioria :(

Acho q o seu texto tá muito bom mesmo, vc deveria até mandar pro jornal :D

Abração!

Aldovski

A palavra está com: Isaura

VOTO COM A RELATORA, que não sei bem o porquê, "suspeito" vir da linhagem de LUZ hehehe.
Aborto já é uma questão muito complicada sem pôr Deus no meio, se O colacarmos então, danou-se.
Como a Patrícia, não faria nem aconselharia ninguém a fazer. Proibir o aborto só acarreta um aumento nos "fazedores de anjos", tanto para as mulheres mais pobres, quanto para as que podem pagar uma dra Neide qualquer.
A questão é profunda, mas penso que cada um arca com seus atos, seja aqui na Terra, seja no além. Só a mulher que está passando por isso (abortar ou não) sabe das angústias, traumas e dificuldades por que passou e que passará.

Abração pra todos.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sobre o texto da Pati e outras coisas...

Quando eu publiquei a notícia estava tao feliz que acabei apenas transcrevendo a notícia da TVCEI.
Acabou ficando muita coisa sem ser dita, com a participação da Pati, percebi várias omissões minhas, por isso complemento agora, o meu posicionamento.
Peço desculpas, desde já, por eventuais erros, pois nao tive tempo para revisar o texto.


Pati, respeito muito todo o seu conhecimento e estudo a respeito do tema, mas penso que enquanto pensarmos no aborto como uma solução, considerando a situacao econômica e social do nosso país estaremos "tapando o sol" com a peneira.

Precisamos trabalhar nas bases, dando condições para que as pessoas possam ser RESPONSÁVEIS POR SEUS ATOS. Um dos princípios básicos para convivência em sociedade é que para cada ato seu vai ocorrer uma consequência, que pode afetar outras pessoas, motivo pelo qual precisamos pensar bem a respeito de nossas atitudes.

Quando eu defendo a vida, nao é por questões religiosas e sim por uma questao de DIREITO. Vc bem sabe o qto a interferência das religiões em ambientes e assuntos governamentais me revolta. Porém, estamos falando do DIREITO À VIDA, o maior de todos os direitos. Estamos falando de DIREITOS HUMANOS.
Nao estou discutindo aqui se a partir da fecundação existe um novo espírito (o que eu acredito), mas sim defendendo que trata-se de uma nova VIDA, independente daquelas que a geraram, independente da existência ou nao de um Deus, independente de crenças ou dogmas.

Infelizmente, as pessoas que lutam por essa causa nao conseguem desvincular a religião do assunto, o que acaba parecendo que essa seja toda a fundamentação, o que nao é o caso. Mas penso que pelo menos, alguém faz alguma coisa, enquanto a maioria de nós continua deixando simplesmente as coisas acontecerem.

Me compadeço com as mortes que ocorrem em consequencia de abortos mal feitos, mas novamente penso que assumiram o risco, primeiramente quando fizeram sexo sabendo que poderia haver a gravidez e em um segundo momento quando abortaram. Pode parecer um pensamento frio, mas infelizmente é o que acho. Claro que cada pessoa tem diferentes níveis de consciência da vida e do mundo, motivo pelo qual nao podemos julgar e nem comparar.

O direito e a justiça sao sim exageradamente falhos. Prova disso é que a quantidade de pessoas presas por homicídio nao diminui a quantidade de assassinatos nas ruas, mas o que fazer? Deixar os homicidas na rua?
Acho q podemos fazer uma analogia com o aborto. A prisão, além da penalização do sujeito é também um modo de controle social, enquanto ainda precisamos desse tipo de controle.

Quando vc fala que sendo ou nao crime eles continuarão sendo feitos, só que agora muitas mulheres morrem eu penso:
Certamente o número de abortos aumentaria e a quantidade de mortes das mulheres diminuiria. Mas quem pode mensurar o valor de cada vida? Quem disse que a vida da mae tem mais valor que a do feto? Além do que quando ela está tirando a própria vida ela está decidindo sobre o seu futuro e nao tirando a chance de um outro ser construir o seu.
Fazendo uma analogia:
Quantos jovens usam drogas legais e quantos usam drogas ilegais? A legalidade da droga faz com que ela pareca nao ser droga.


Entrando na questão do preconceito, do desrespeito à mulher, ao feminino... Esse é um assunto totalmente visceral pra mim, q evito até discutir, pois sempre passo dos limites da discussao saudável. Preciso aprender a me controlar para fazer com que essa minha indignacao produza frutos e nao seja inútil. Ser mulher na nossa é difícil demais!

O texto acaba ficando sem um encerramento, sem uma conclusão...
Não há meios de concluir esse assunto. É um tema que precisa ser cada vez mais discutido, em todos os lugares, com a devida consciência e seriedade.

sábado, 17 de maio de 2008

Outras reflexões: Patrícia Barba Malves

Querida Pri,

Mesmo não "sendo dona do meu futuro", acho que posso afirmar que nunca faria e nunca sugeriria a alguém a prática do aborto, em NENHUMA ocasião. Tudo isso por questões muito pessoais minhas, morais, espirituais, filosóficas...

Mas sei também, por estudar muito a respeito,que num país como o nosso, ainda muito carente de recursos e assistência adequeada à população (segurança,educação,saúde), manter o ABORTO CRIME, não é só uma decisão vai contra o estado laico, previsto em nossa constituição, como também deixará o assunto "aborto" permenecer um tabu, impedindo a discussão aberta, melhor meio de esclarescimento de seus riscos e contrariedades - por motivos éticos, de saúde ou políticos, sabemos que há muito o que ser dito CONTRA o aborto. HÁ ESPAÇO PARA UMA DISCUSSÃO SÉRIA? SEMPRE QUE VEJO "PALESTRAS" SOBRE ABORTO, VEJO APENAS FOTOS DE FETOS ENSAGUENTADOS.

Está longe de mim querer que alguém, por não pensar como eu, por não ter as mesmas crenças filosóficas, SEJA PRESA por um ato muitas vezes praticado com desespero.
Por essas, e por saber que o aborto, deixando de ser crime, SALVARIA mais vidas que CONTINUANDO UM TABU, que eu sou contra a CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO.

Mais algumas coisas que acompanham meus pensamentos (lembrando que não quero convencer ninguém, apenas expor outro ponto de vista, por considerar essa uma discussão muito necessária, uma vez que o aborto mal feito - ele será feito, sendo crime ou não- é a TERCEIRA causa da morte de mulheres em países "subdesenvolvidos"):

- ABORTO "LEGAL", só até o terceiro mês de gravidez, situação onde o feto, pela OMS (órgão onde um estado laico deve se basear para questões ligadas à vida e saúde) ainda não tem o sistema nervoso formado e em pleno funcionamento. DEPOIS DOS TRêS MESES NAO SE TRATA DE ABORTO, E SIM, DE ASSASSINATO.

- DISCUSSÃO URGENTE EM TODAS AS INSTITUIÇÕES SOBRE SAÚDE SEXUAL E SAÚDE SEXUAL DA MULHER. O QUE VIVEMOS HOJE NA NOSSA SOCIEDADE? REPRESSÃO SEXUAL,FALTA DE APOIO À MÃES SOLTEIRAS... SEI POR FONTES MUITO CONFIÁVEIS DE CASOS DE DISCRIMINAÇÃO SOFRIDOS POR ADOLESCENTES QUE FORAM PEGAR CAMISINHAS EM POSTOS DE SAÚDE, SEM CONTAR O ESTIGMA QUE SOFREM AS MULHERES ESTUPRADAS,AS PROSTITUTAS. COMO SE PREVENIR PLENAMENTE SE HÁ TANTA DESIGUALDADE?
A SAÍDA É O ABORTO? COM CERTEZA NÃO. MAS CONTINUAR TRANTANDO O ASSUNTO COMO CRIME E NÃO SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA É DESCASO COM OS MAIS FRACOS QUE VIVEM EM NOSSA SOCIEDADE.

Poderia escrever muitas coisas a respeito.É um tema muito delicado, ainda mais para mim, que considero vida o óvulo no instante em que é fecundado.
MAS NÃO POSSO EXIGR QUE PENSEM COMO EU. Posso aconselhar e ajudar. E SEI QUE TRANTADO MULHERES QUE ABORTAM COMO CRIMINOSAS, NÃO SÓ NÃO ESTAREI CONTRIBUINDO EM NADA PARA SALVAR AS PEQUENAS VIDAS QUE ELAS "CARREGAM" COMO TAMBÉM ESTAREI CONTRIBUINDO (NÃO FAZENDO NADA) PARA AS MORTES SILENCIOSAS QUE TERÃO EM SUAS CASAS POR ABORTOS MAL FEITOS - TALVEZ, COM O ACOMPANHAMENTO NECESSÁRIO, ELES NÃO SERIAM FEITOS! Pode parecer dramático "morte silenciosa em suas casas", mas
OUTRO EXEMPLO TERRÍVEL QUE POSSO DAR É O DE MULHERES QUE CHEGAM A HOSPITAIS MORRENDO POR ABORTOS MAL FEITOS, E QUANDO O PROFISSIONAL SE DÁ CONTA DISSO (a intenção do aborto) A NEGLIGENCIA NO ATENDIMENTO, CAUSANDO A SUA MORTE.

Complicado.
Acho que tod@s somos a favor da vida. Eu sou. Muitas mulheres morrem porque "aborto" deve ser dito em sussuro.
Vamos "gritar" nossas opiniões, ter discussões saudáveis e tornar esse um mundo melhor pra se viver.

Abraços,
Patrícia.

p.s: se invadi demais o "espaço virtual de alguém, por favor, me desculpe!

E o assunto continua...

Estou aguardando autorização para publicar os comentários sobre o post abaixo.

Quem quiser se manifestar é só me mandar o texto por e mail q eu publico aqui.

VITÓRIA PARA A VIDA!!!!

Essa precisamos comemorar!!!!
Mais uma batalha vencida pelo BEM.
Divulguem, por favor.

VITÓRIA PARA A VIDA!!!!

ABORTO REJEITADO POR COMISSÃO DA CÂMARA

Na última quarta-feira, 07/05, a Comissão de Seguridade Social e Família do Congresso Nacional, colocou em votação o Projeto de Lei que visa despenalizar o aborto no Brasil.
A proposta foi rejeitada por unanimidade pelos parlamentares, em uma sessão histórica, com o placar de 33 x 0.
Assista ao Boletim TVCEI desta semana e conheça o trabalho do Dep. Luiz Bassuma, um dos parlamentares que liderava a corrente pró-vida que se formou na sala da CSSF.

Assista ao Boletim TVCEI em http://www.tvcei.com/portal2/index.php
Entrevista com o Dep. Luiz Bassuma PT-BA.

Obs- TVCEI link ao lado

O vídeo é lindo:

terça-feira, 13 de maio de 2008

O MEU LUGAR

Dia 03/05, domingo à noite, friozinho, deitada na grama do parque e assistindo o show da Zélia Duncan.
Sim, eu assumo que eu nunca gostei mto dela. Mas de uns tempos pra cá tenho ouvido mais e aprendido a gostar. No vídeo ela está em dueto com a Luiza, que eu adoro.

Essa música é linda. Expressa vários sentimentos meus, inclusive alguns ambíguos. Fico imaginando onde será o meu lugar...

O meu lugar
Composição: Christian Oyens / Zélia Duncan

Tento fazer desse lugar o meu lugar
Ao menos por enquanto
Enquanto isso durar
O que me separa de você agora
Um avião, um oceano, outros planos
E muitos enganos


Por enquanto espero e vou vivendo
Apenas fantasio meus dias aqui
É, isso é verdadeiro
Me troco, me arrojo
Ao menos por enquanto
Enquanto isso durar

Como voltar
"No way"
Não sei nem divagar sobre nós
Como voltar
E esperar o prêmio intenso
De voltar pra mim diferente

Vou tentar fazer daqui o meu lugar


terça-feira, 6 de maio de 2008

Jostein Gaarder



Terminei "O PÁSSARO RARO" hj (ontem) de madrugada. Sempre vale a pena! Infelizmente só pra conversar sobre com quem já leu.
Agora só faltam 03:O CASTELO DO PRÍNCIPE SAPO, MAYA e MISTÉRIO DE NATAL.
Pena q vou precisar de um tempo antes de concluir a leitura da obra completa. Terminar esse livro já foi um parto. Como ler pode doer tanto? Acho q estou precisando voltar aos estudos do centro (minha filosofia preferida), urgentemente...


No Brasil publicados pela Companhia das Letras:
GAROTA DAS LARANJAS, A (2005)
VENDEDOR DE HISTÓRIAS, O (2004)
BIBLIOTECA MÁGICA DE BIBBI BOKKEN, A (2003)
CASTELO DO PRÍNCIPE SAPO, O (2002)
PÁSSARO RARO, O (2001)
MAYA (2000)
LIVRO DAS RELIGIÕES, O (2000)
MISTÉRIO DE NATAL (1998)
ATRAVÉS DO ESPELHO (1998)
VITA BREVIS (1997)
EI! TEM ALGUÉM AÍ? (1997)
DIA DO CURINGA, O (1996)
MUNDO DE SOFIA, O (1995)

Silencio, no hay banda

Nada que eu pudesse dizer hj expressaria meus pensamentos ou sentimentos.
Nada.
Fico entao, com o silêncio do mestre Lynch. Posso viver mil anos, mas essa cena estará comigo pra sempre. Pra mim, ela transmite a subjetividade da verdade. O que é a verdade? O que parece uma harmoniosa banda pode ser apenas uma fita gravada...



Silencio.
No hay banda.
No hay banda.
No hay orquestra.
Silencio.
Silencio.
Silencio.
Silencio.
Silencio.
No hay banda.
(...)
No hay banda!
There is no band!
Il n'est pas de orquestra!
This is all...
a tape-recording.
No hay banda!
and yet
we hear a band.
If we want to hear a clarinette...
listen...
Un trombon "à coulisse".
Un trombon "con sordina".
Sient le son du trombon in sourdine.
Hear le son...
and mute it... drop it...
It's all recorded.
No hay banda!
It's all a tape.
Il n'est pas de orquestra.
It is...
an illusion.
Listen...


David Lynch, Mulholland Drive Script

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Tudo novo de novo




Tudo Novo de Novo
Paulinho Moska


Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim

Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim

É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou

E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou

Mas é tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos