sábado, 17 de maio de 2008

Outras reflexões: Patrícia Barba Malves

Querida Pri,

Mesmo não "sendo dona do meu futuro", acho que posso afirmar que nunca faria e nunca sugeriria a alguém a prática do aborto, em NENHUMA ocasião. Tudo isso por questões muito pessoais minhas, morais, espirituais, filosóficas...

Mas sei também, por estudar muito a respeito,que num país como o nosso, ainda muito carente de recursos e assistência adequeada à população (segurança,educação,saúde), manter o ABORTO CRIME, não é só uma decisão vai contra o estado laico, previsto em nossa constituição, como também deixará o assunto "aborto" permenecer um tabu, impedindo a discussão aberta, melhor meio de esclarescimento de seus riscos e contrariedades - por motivos éticos, de saúde ou políticos, sabemos que há muito o que ser dito CONTRA o aborto. HÁ ESPAÇO PARA UMA DISCUSSÃO SÉRIA? SEMPRE QUE VEJO "PALESTRAS" SOBRE ABORTO, VEJO APENAS FOTOS DE FETOS ENSAGUENTADOS.

Está longe de mim querer que alguém, por não pensar como eu, por não ter as mesmas crenças filosóficas, SEJA PRESA por um ato muitas vezes praticado com desespero.
Por essas, e por saber que o aborto, deixando de ser crime, SALVARIA mais vidas que CONTINUANDO UM TABU, que eu sou contra a CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO.

Mais algumas coisas que acompanham meus pensamentos (lembrando que não quero convencer ninguém, apenas expor outro ponto de vista, por considerar essa uma discussão muito necessária, uma vez que o aborto mal feito - ele será feito, sendo crime ou não- é a TERCEIRA causa da morte de mulheres em países "subdesenvolvidos"):

- ABORTO "LEGAL", só até o terceiro mês de gravidez, situação onde o feto, pela OMS (órgão onde um estado laico deve se basear para questões ligadas à vida e saúde) ainda não tem o sistema nervoso formado e em pleno funcionamento. DEPOIS DOS TRêS MESES NAO SE TRATA DE ABORTO, E SIM, DE ASSASSINATO.

- DISCUSSÃO URGENTE EM TODAS AS INSTITUIÇÕES SOBRE SAÚDE SEXUAL E SAÚDE SEXUAL DA MULHER. O QUE VIVEMOS HOJE NA NOSSA SOCIEDADE? REPRESSÃO SEXUAL,FALTA DE APOIO À MÃES SOLTEIRAS... SEI POR FONTES MUITO CONFIÁVEIS DE CASOS DE DISCRIMINAÇÃO SOFRIDOS POR ADOLESCENTES QUE FORAM PEGAR CAMISINHAS EM POSTOS DE SAÚDE, SEM CONTAR O ESTIGMA QUE SOFREM AS MULHERES ESTUPRADAS,AS PROSTITUTAS. COMO SE PREVENIR PLENAMENTE SE HÁ TANTA DESIGUALDADE?
A SAÍDA É O ABORTO? COM CERTEZA NÃO. MAS CONTINUAR TRANTANDO O ASSUNTO COMO CRIME E NÃO SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA É DESCASO COM OS MAIS FRACOS QUE VIVEM EM NOSSA SOCIEDADE.

Poderia escrever muitas coisas a respeito.É um tema muito delicado, ainda mais para mim, que considero vida o óvulo no instante em que é fecundado.
MAS NÃO POSSO EXIGR QUE PENSEM COMO EU. Posso aconselhar e ajudar. E SEI QUE TRANTADO MULHERES QUE ABORTAM COMO CRIMINOSAS, NÃO SÓ NÃO ESTAREI CONTRIBUINDO EM NADA PARA SALVAR AS PEQUENAS VIDAS QUE ELAS "CARREGAM" COMO TAMBÉM ESTAREI CONTRIBUINDO (NÃO FAZENDO NADA) PARA AS MORTES SILENCIOSAS QUE TERÃO EM SUAS CASAS POR ABORTOS MAL FEITOS - TALVEZ, COM O ACOMPANHAMENTO NECESSÁRIO, ELES NÃO SERIAM FEITOS! Pode parecer dramático "morte silenciosa em suas casas", mas
OUTRO EXEMPLO TERRÍVEL QUE POSSO DAR É O DE MULHERES QUE CHEGAM A HOSPITAIS MORRENDO POR ABORTOS MAL FEITOS, E QUANDO O PROFISSIONAL SE DÁ CONTA DISSO (a intenção do aborto) A NEGLIGENCIA NO ATENDIMENTO, CAUSANDO A SUA MORTE.

Complicado.
Acho que tod@s somos a favor da vida. Eu sou. Muitas mulheres morrem porque "aborto" deve ser dito em sussuro.
Vamos "gritar" nossas opiniões, ter discussões saudáveis e tornar esse um mundo melhor pra se viver.

Abraços,
Patrícia.

p.s: se invadi demais o "espaço virtual de alguém, por favor, me desculpe!

Nenhum comentário: