sábado, 22 de novembro de 2008

Caminhos...

Todos sabem que o Espiritismo é o caminho que eu escolhi, que enche o meu coração e que traz luz a minha vida.
Mas precisamos lembrar sempre que ele nao é o fim. É apenas o caminho que trilho agora.

Estava assistindo a uma entrevista do Plínio Oliveira no Youtube e ele (como sempre) disse coisas muito importantes a respeito das nossas crenças. Coisas que valem um minutinho de atenção. Seguem trechos:

* O Espiritismo um dia vai passar. O amor não. O amor vai permanecer!

** Talvez as pessoas nao concordem com as respostas que o Espiritismo traduz. Mas elas nao podem discordar que as perguntas sao boas. De onde venho? Onde estou? Quem sou? Pra onde eu vou?
É fundamental contar com essas questoes. É fundamental contar com essas perguntas.
É fundamental o conhecimento dessas respostas pq isso traz significado para a existência e permite o que eu chamo de aprofundamento da consciência.

O espiritismo tem uma contribuição muito importante a dar à cultura do mundo, especialmente do mundo ocidental, que é trazer para a cogitação das pessoas as possibilidades da reencarnação, da comunicação com os espíritos.
Eu chamo isso de possibilidade em respeito aos que pensam diferente, pq pra mim nao é uma possibilidade, é um fato. Mas eu respeito quem pensa diferente.
Eu digo pros meus amigos: Olha, vc pode discordar de mim, mas encontre uma outra resposta.
Vc pode discordar que existe Deus, mas entao me explique o universo de alguma maneira.
As pessoas podem nao acreditar em Deus. O que elas nao podem é deixar de buscar essas respostas.
Nisso o espiritismo é soberbo, pq ele permite que as pessoas busquem essas respostas.


*** As pessoas às vezes, eu falo isso para o seu coração, às vezes, as pessoas poem aspectos doutrinários acima das relações. É fundamental os espiritas guardarem duas coisas:
Nao perderem de vista aquilo que acreditam;
e
Nao perderem de vista que existem coisas além daquilo que a gente acredita.
É fundamental permitir isso. Se vc tiver segurança naquilo que crê, vc vai respeitar o que os outros creem e a gente vai poder fazer um projeto de interação.
Eu fico muito preocupado com a segmentação, com as coisas feitas só para espíritas. Por isso eu peço muito, qdo as pessoas me convidam, eu ofereço para a comunidade.
O espiritismo tem que ser uma luz brilhando no coração da gente, iluminando o mundo.
O espiritismo nao é para o espíritas. O espiritismo é uma maneira de pensar para tornar a sociedade um lugar melhor.

Entao, eu digo isso aos espíritas: Nao permita que as questoes doutrinarias virem uma questao de desamor, como acontece muito, das pessoas serem desamadas porque pensam diferente.
Nao se esqueça que Jesus foi levado a Cruz por pensar diferente!

Nenhum comentário: