quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Sobre o post abaixo

Saber ouvir é um grande desafio para mim. Sinto que, em muitos momentos, nao valorizo a enriquecedora oportunidade de ouvir. É pena.
Através desse momento de partilhar com o próximo, refletimos, conhecemos novas possibilidades, nos redescobrimos, aprendemos. Além de ser uma caridade com o irmão, que muitas vezes precisa apenas se sentir compreendido, acolhido.
Ouvir, nao raro, nao significa que necessite também falar. Muitas vezes ouvir é só ouvir.


Por outro lado, tenho trabalhado isso e conseguido isoladas vitórias.
Quando alguém agradece pela atenção (Meu Deus, vivemos em um mundo em que as pessoas precisam agradecer qdo recebem atenção, de tao rara. Precisamos mudar isso urgentemente.), é maravilhoso perceber o bem que fizemos àquela criatura e mais maravilhoso ainda é perceber que consegui melhorar, um cadim que seja, nesse quesito.

Sei também que muitas vezes é difícil ter paciência para ouvir alguém que está equivocado em suas colocações. Nao podemos exigir de ninguém mais do que ele pode dar. Mas podemos exigir, de nós mesmos, o respeito.
Caso seja necessário fazer alguma colocação contrária ao que a pessoa estava falando, que seja feita de modo educado e acolhedor, pois nao se trata de um embate.

Pretendo iniciar um novo estudo de grupo em breve e peço a Deus que me ajude a trabalhar a paciência e a caridade nos momentos de ouvir, muitas vezes, tao difíceis, para que, desse modo, possa aproveitar melhor a grande oportunidade que terei.

Nenhum comentário: